terça-feira, 28 de setembro de 2010

Inteligência é afrodizíaco.



Na minha época de estudante de 2º grau, ouvi uma professora fazer uma pergunta boba sobre sexualidade que à época pouco me chamou atenção apesar da surpresa da resposta. Era o 1º ano ainda, haviam muitos alunos “turistas” do tipo que sabe-se que não chegam até o fim do ano, e a aula era de Física. E a professorinha perguntou em meio ao assunto que estava no ar: “Qual é o maior órgão sexual” E começou o burburinho e risadinhas tolas de sempre. Após algum suspense ela saiu com a resposta: “Para quem pensou bobagem, o maior órgão sexual é o cérebro” e decepcionou a todos!
Na ocasião até me surpreendi com a resposta, não esperava algo assim tão profundo e confesso, estava pouco interessado em filosofar sobre o assunto. Mas hoje entendo o que a Professora nos quis dizer. O ser humano como corpo tem o sexo, mas como alma tem a sensualidade; o erotismo. Uma se relaciona com a outra, mas a sensualidade, como atributo próprio do espírito, a qual somente ele capta, é muito mais envolvente.
Porque não somente corpos são sensuais e esse é um atributo próprio do corpo. Mas uma postura pode ser sensual, um jeito de falar pode ser sensual, um olhar penetrante também, ou todos esses atributos juntos conduzidos por uma atitude inteligente; envolvente; com certeza são sensuais. Theophile Gautier resumiu perfeitamente este pensamento ao concluir que Amar é admirar com o coração, e admirar, é amar com o cérebro.
Recentemente, uma pesquisa confirma o que tenho dito ao constatar, na Inglaterra, que mulheres com maior instrução, tendem a ter mais dificuldades de se realizar na cama. A hipótese levantada por especialistas é a de que essas mulheres idealizam demais a situação, e travam diante da crueza do ato sexual. É assim: Na imaginação, tudo é perfeito. Mas aquilo que atrai, encanta, provoca e excita entra em choque com uma realidade íntima não levada em conta. Somente o hábito supera esse choque.
Entendo a sensualidade como a excitação causada pela constatação ou contemplação do que é belo ou de alguma forma incitante. E isso acontece na imaginação. Atualmente, alguns até afirmam que certos carros são sensuais. E não é difícil encontrar por ai alguns objetos produzidos pelo design contemporâneo que nos transmitem algo estimulante de alguma forma. Isso acontece porque ali não tem só funcionalidade, mas tem a mão inteligente de quem o concebeu na imaginação. Não é meramente arte gratuíta, é humano, é inteligência.
A melhor definição que já ouvi para inteligência foi como sendo a capacidade de se estabelecer relações (entre idéias). Tem menos a ver com alardar CONHECIMENTO (embora um bom repertório seja fundamental) e mais com ESPERTEZA, perspicácia, agilidade mental. É a agudeza de espírito que relaciona uma situação comum à outra incomum, e daí cria graça, leveza, humor. A alma humana se sente tão atraída por nobres sentimentos, quanto um corpo se sente atraído por outro. Mas convenhamos, não sou puritano, se juntar os dois tipos de atração fica bem melhor.
Por Ronaud Pereira

3 comentários:

Ronaud disse...

Que texto jóia!!! O autor é bom, hein? rss Ellen, obrigado pelos elogios lá na página do texto, no meu site. Seu blog também é muito agradável rs Bem romântico, cheio de casais e mimos rs Beijos

Calambur disse...

Ohhh... "sexo" tanto por descubrir... de las cosas que muchas veces más deseamos sentir pero poco hacemos por verdaderamente aprender, basta una pequeña muestra todo lo aportado por el Dr. Kinsey; todos deberíamos tomar un curso de sexología... en fin... interesante entrada...

Besos... linda semana

Lis disse...

Ola Obrigada pela visita! Sempre passo pelos blog e o seu é uma gracinha...tem tanta coisa fofa...bjoss

Postar um comentário

Faça um Blogueiro feliz, comente! rsrs ♥
Obrigado amores pelo carinho sempre constante.